Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Trilhas de Petrópolis

15/01/2016

Hoje o assunto é caminhada. Pra quem gosta de trilhas e montanhas, Petrópolis é um prato cheio, e vamos indicar alguns desses destinos. 

O “Caminho do Ouro” é uma trilha de caminhada leve. Aberto em 1723, marcou o início da colonização de Petrópolis. Esse lindo caminho de pedras pela floresta também é conhecida por “Estrada da Serra Velha”, “Caminho Novo” ou “Atalho do Proença”, pois foi aberto por Bernardo Proença como um atalho para o antigo caminho do ouro, que passava por Parati. O trecho tem 6,5 Km e duração de 2 a 3h.

Temos também a opção da “Maria Comprida”. É uma trilha técnica e fisicamente exigente para vencer a montanha que tem a maior parede rochosa vertical do estado, e foi importante referência para os antigos viajantes que passavam pelos caminhos do ouro. É um bom caminho para quem gosta de aventura e tem muita disposição. São 3 Km com duração de 3 a 5h de subida.

Já no “Meu Castelo” é o oposto. São 2,6 Km de distância em um trecho com baixa dificuldade onde se gasta entre 40 minutos a 1,5h para concluir o percurso. É uma das trilhas mais freqüentadas de Petrópolis. O nome se deve a curiosa formação rochosa do cume, que lembra um castelo de pedras. A trilha é suave e passa por um lindo trecho na mata. Ótima opção para os novatos e para levar as crianças.

E para fechar, falaremos sobre um clássico: Morro do Açú. Não é uma caminhada muito fácil, mas o visual compensa qualquer esforço! São 2.245 m de altitude distribuída em 6,5 Km, com duração de 3 a 6h de caminhada. O Morro do Açú foi uma rota de fuga de escravos no século XIX, e fica na antiga fazendo do Padre Correa, no tempo da colonização. Daí a origem da localidade conhecida como Corrêas.

Foto: http://www.summitpost.org

Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais