Passeios para renovar a fé e as boas energias em Petrópolis
20/01/2020
Hoje, 21 de janeiro, é o Dia Mundial da Religião! Esse dia é
comemorado desde o ano de 1949, quando foi proposta em uma Assembleia
Espiritual Nacional da Comunidade Bahá’i. A Comunidade Bahái, ou Fé Bahái é uma
religião fundada por Bahá’u’lláh, um líder religioso persa que se considerava
um sucessor da linhagem dos grandes profetas das religiões mundiais, como
Abraão, Buda, Jesus Cristo e Maomé. A data foi proposta porque os seguidores
dessa religião creem que um Dia Mundial da Religião poderia ser dedicado a
promover a harmonia entre as religiões, um futuro sem preconceito,
discriminação ou intolerância religiosa, buscando uma convivência pacifica e
harmoniosa, partindo do princípio de que todas as religiões têm elementos em
comum que buscam por isso.
E pra comemorar essa data tão especial, listamos aqui as melhores opções de locais para visitar em nossa cidade e renovar nosso compromisso, não só com a religião, mas também com a nossa fé e com a busca por um futuro pacifico que respeite toda e qualquer crença.
Catedral São Pedro de Alcântara
Construção em estilo neogótico francês. No seu interior destaca-se o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D`Eu, seu primogênito D. Pedro de Alcântara e sua esposa D. Elisabeth) e também podem ser vistas esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald. O altar gótico contém relíquias de São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla, trazidas de Roma pelo Cardeal D. Sebastião Leme.
Visitação: diariamente das 7h30 -17h30 domingo 8h30 as 20h.
Missa: segunda a sábado 08h, domingo 09h30, 11h30 e 18h30.
Endereço: Rua São Pedro de Alcântara, 60.
Entrada franca.
Não há visitação na torre.
Trono de Fátima
Construído em 1947, em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, como local de oração, por meio de donativos, festas religiosas e promoções em um trabalho que movimentou toda a comunidade católica de Petrópolis.
A cúpula protetora apoia-se em sete colunas, representando os dons do Espírito Santo. Sobre a cúpula está colocado um anjo com 1m de altura. A imagem de Nossa Senhora de Fátima esculpida na Itália especialmente para o monumento de Petrópolis, chegou ao Brasil em 1951. Na parte inferior há a Capela Nossa Senhora de Fátima e sala de ex-votos. Do local descortina-se bela vista panorâmica do Centro Histórico.
Visitação: De segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábados e domingos 8h às 18h.
Entrada franca
Igreja Sagrado Coração de Jesus
Construção iniciada em 1872 com participação dos imigrantes alemães. Foi inaugurada em 1874 sob os cuidados do Padre Teodoro Esch e sua construção está inseparavelmente ligada à presença dos colonos alemães. Foram eles que a fizeram para que lhes servisse de lugar de culto e reuniões. A partir daí, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus passou a fazer parte da história franciscana e da história pastoral de Petrópolis.
Visitação: Diariamente, das 7h às 19h. Entrada franca.
Missa dominical, às 10h, com Coral Canarinhos de Petrópolis ou Coral convidado.
Endereço: Rua Montecaseros, s/n.
Vale do Amor
O Vale do Amor é um santuário ao ar livre, planejado por Sergio Fecher, coordenador da Fraternidade Cósmica Universal. No local está o Altar de Ganesha, Cachoeira da Umbanda, Igrejinha Francisco e Clara, Altar de pedras do Buda e um jardim com o símbolo do Yin-Yang.
O Vale do Amor é marcado por suas esculturas maravilhosas, que foram trazidas da China e é o local ideal para renovar as energias e para se conectar com a fé de maneira geral, mesmo para os que não seguem uma religião única.
Visitação:8h às 17h com agendamento para grupo
Endereço: Estrada do Mata Cavalo, s/nº
Para mais informações sobre ingressos:(24) 98801-0310 (tel e whatsapp)
Capela de Nosso Senhor do Bonfim
A capela de Nosso Senhor do Bonfim, foi construída no início em 1900, em estilo barroco luso brasileiro, um dos estilos mais expressivos do período colonial. Localizada em Correias, a capela foi construída no terreno de uma fazenda adquirida pelo empresário Franklin Sampaio, que costumava passar férias na fazenda e decidiu construir a capela para o casamento de um de seus filhos. Após o falecimento de Franklin, a fazenda foi abandonada e a capela passou a servir de dormitório para excursionistas que faziam a trilha para a Pedra do Açu. Com o passar do tempo e a mobilização da comunidade do Vale do Bonfim, a capela foi restaurada e hoje conta com lindos e bem cuidados jardins, recebe moradores da região e passou a ser atração turística.
Missa: Todos os domingos, às 18h30.
Endereço: Estrada do Bonfim, s/nº – Bonfim.
Igreja Luterana
Um dos mais antigos templos religiosos da cidade. A pedra fundamental foi lançada em 1862, tendo como idealizador o Pastor George Gottlob Ströele. O templo, iniciado em 1863, era apenas uma casa, tendo a escultura de um cálice e pães na parede externa. Em 1903, revogada a lei que impedia templos não católicos de terem características de “igreja”, a torre foi construída e foram colocados os elementos decorativos neogóticos: arcos ogivais e gárgulas. Na torre se encontram o relógio mecânico e os sinos de bronze originais.
Visitação: Sábado de 9h as 17h, domingo de 9h às 10h30 (culto), segue visita até 17h.
Tempo ideal para a visita: 20 a 30 minutos.
Endereço: Av. Ipiranga, 346
Entrada franca.
Concertos na Igreja Luterana
Os Concertos regulares realizados ao Órgão da Igreja Luterana em Petrópolis tem como objetivo formar plateia para concertos de música erudita sacra e secular executadas ao Órgão, instruindo o público sobre o instrumento, as obras e os compositores.
Todos os sábados às 15h
Ingressos: R$20 inteiro e R$10 meia (Disponíveis na secretária da igreja todos os dias em horário comercial. Também podem ser adquiridos na hora do evento.)
Mais informações: (24) 2242-1703 | (24) 98826-1811
http://www.visitepetropolis.com/agenda/detalhe/concertos-na-igreja-luterana
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Inaugurada em 1883, construída a partir de arrecadação feita por antigos escravos que viviam na cidade, a igreja de Nossa Senhora do Rosário com o passar dos anos se deteriorou e no século XX passou por uma renovação total de seu prédio, sendo reinaugurada em 1978. Durante a construção, quando foi cravada a primeira estaca, água foi encontrada no solo, o que deu origem a Fonte de Nossa Senhora, localizada na área onde funciona a Escola Monsenhor Gentil, nas dependências da igreja.
Visitação diariamente das 06h30 às 17h
Entrada franca.
Endereço: Praça da Inconfidência, s/n – Centro
Igreja de Santa Catarina
A Igreja de Santa Catarina, foi construída 1921, em estilo gótico e está localizada ao lado do colégio com o mesmo nome, na Rua Montecaseiros. A igreja conta com 14 imagens que representam a Via Sacra, mesa de comunhão em mármore branco e adornos em bronze dourado, duas imagens de cervos representam o “beber na fonte de Deus” nos portões do altar e no altar um crucifixo em mármore preto, doação dos alunos do colégio. Em 1997, em comemoração pelo seu centenário, a igreja foi presenteada com uma imagem de Santa Catarina de Alexandria, esculpida em madeira pelo artista petropolitano Nando.
Missas: sábados, às 19h
Visitação: mediante agendamento
Endereço: Rua Montecaseros, 288 – Centro Histórico
Igreja Consagrada Imaculada Conceição – Mosteiro da Virgem
Desde 1937, abrigando uma comunidade contemplativa de Beneditinas, a igreja foi inaugurada em 1989. Projetada pelo arquiteto e artista sacro Cláudio Pastro, em estilo moderno, tem como destaques: o painel representando Jesus Cristo Glorioso; uma rara imagem da Virgem Maria grávida; a “Menorah”, candelabro de bronze com sete braços - típico das Sinagogas, representando a plenitude; o coro monástico e uma capela que abriga o Santíssimo Sacramento. O canto gregoriano das missas e os famosos bricelets, deliciosos biscoitos suíços, fabricados pelas monjas, atraem dezenas de fiéis. Diariamente acontecem missas e orações abertas ao público. É necessário apenas solicitar a entrada pela portaria que permanece fechada.
Missas: segunda-feira a sábado, às 7h e domingos, às 10h30
Visitação: diariamente, das 7h às 18h
Endereço: Av. Ipiranga, 555 - Centro Histórico
Igreja de Nossa Senhora do Amor Divino
A devoção à Nossa Senhora do Amor Divino é a mais antiga em Petrópolis, e era exercida desde 1751 em um oratório da Fazenda do Rio da Cidade, de Manuel Antônio Goulão. Em 1823, encontram-se referências à presença da imagem na Capela da Fazenda do Padre Corrêa, para onde acorriam inúmeros devotos. Entre estes estavam incluídos dom Pedro I e família que, ao hospedarem-se na fazenda, costumavam assistir aos serviços religiosos. Essa crescente devoção levou à construção de uma igreja maior em terreno próprio. A pedra fundamental da igreja foi lançada em 17 de agosto de 1930, sendo concluída em 1933.
Missas: terça-feira e sexta-feira, às 18h; sábado, às 19h; domingo, às 7h, 10h e 18h30.
Visitação: mediante agendamento
Endereço: Rua Vigário Corrêa, 195 – Corrêas
Ordem Religiosa do Carmelo de São José
O prédio, de 1917, abriga um mosteiro de clausura absoluta. É o único endereço no mundo que conta com uma imagem de Nossa Senhora da Saudade. O local recebe missas diariamente, às 18h de segunda a sexta-feira e às 8h nos sábados e domingos.
Visitação: mediante agendamento
Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, 1.164, Centro
Para mais informações, disque turismo: 0800 024 1516