Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Passeio de férias: Araras

04/11/2016

O final de semana chegou e é hora de explorar as belezas de cada cantinho de Petrópolis. Pensando nisso, escolhemos fazer um passeio até Araras, um bairro do 2º distrito do município da cidade.

O nome tem origem na tribo indígena denominada "Araras", que habitava as regiões mais quentes (atualmente Paty do Alferes, Miguel Pereira e Vale do Paraíba) e subia a serra para caça e coleta de plantas e ervas. Nos tempos coloniais, a serra e o vale abrigaram quilombos de escravos possivelmente fugidos das fazendas próximas (Sant’Ana do Vale, Santa Tereza, Santa Rita, onde ainda se encontram correntes e aparelhos de castigo do tempo da escravatura) e serviram de passagem para os tropeiros que seguiam para as Minas Gerais.

O bairro é muito conhecido por suas cachoeiras, como por exemplo, a da Ponte Funda. Mais conhecida como Cachoeira do Vale das Videiras, ela é uma ótima opção de programa para se fazer com a família e amigos nos dias de calor.

A flora e a fauna da região também são muito diversificadas. Por lá é possível encontrar lontras, lebres, esquilos, micos, tamanduás, guaches, maritacas, saracuras, jacus, tatus, pacas, sabiás, beija-flores, bem-te-vi, canários da terra e saíras, entre tantos outros pássaros e animais da Mata Atlântica. Isso tudo faz de Araras um lugar único, merecedor de total preservação ambiental.

Com todo o encanto e charme da Serra, também podemos encontrar no bairro uma gastronomia sem igual, com restaurantes que dão água na boca só de sentir o cheirinho de suas iguarias. E claro, conhecidos pelo Brasil todo. Se quiser conferir alguns deles, é só acessar: http://bit.ly/2flQROa

Por falar em encanto, as pousadas são um charme a parte. Além de estarem envolvidas por uma natureza exuberante, são o local perfeito para cuidar da saúde, bem-estar, praticar exercícios físicos e relaxar com a família. As pousadas Caminho Real Resort, Canto do Bosque, Rancho da Ferradura, La Belle Bruna e Recanto das Araras são ótimas opções.

Agora só nos resta desejar um bom final de semana!  

Foto: Baixaki


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais