Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Parabéns, Petrópolis!

11/03/2016

O aniversário de Petrópolis está se aproximando e, para comemorar e homenagear essa cidade linda, que tal conhecer um pouco mais sobre alguns dos nossos principais atrativos turísticos? A gente preparou um roteiro recheado de história. Venha conferir!


#1 Palácio de Cristal


A estrutura transparente sustentada por armações de metal chama a atenção em meio ao casario neoclássico do Centro Histórico. Inaugurado em 1884, o palácio veio da França e foi um presente do Conde D’Eu para a princesa Isabel. A obra foi restaurada em 1998 e, desde então, é cenário para shows e eventos, como a Festa Alemã Bauernfest, que acontece no período de Junho à Julho.


Endereço: Rua Alfredo Pachá, s/nº - Centro


#2 Casa do Colono


A Casa do Colono, construída no quarteirão do Kastelaum, em 1847, é um documento da imigração alemã para o Brasil e do traçado urbanístico estabelecido pelo engenheiro Júlio Frederico Köhler para a cidade de Petrópolis.

Com alicerce de pedra bruta e paredes de pau-a-pique, a casa compõe o retrato da vida simples e rígida de um núcleo familiar que se dedicava aos ofícios da terra e aos trabalhos manuais. Os cômodos que chamam mais atenção são a oficina e a cozinha com seu fogão a lenha, o batedor de manteiga, as fôrmas para a feitura do famoso pão alemão, a máquina manual para fazer chucrute.


Endereço: R. Cristovão Colombo, 1034 - Castelânea


#3 Casa de Santos Dumont


O Museu Casa de Santos Dumont preserva e divulga a memória do pai da aviação brasileira, gênio da engenharia que revolucionou o mundo. O olhar do visitante logo percebe a lógica criativa que guiou a construção da casa, como a curiosa escada íngreme de degraus cortados em forma de raquete para facilitar os movimentos; os móveis projetados como extensão da madeira utilizada nas paredes e o famoso chuveiro feito com um balde perfurado, dividido ao meio para água quente e fria.


Endereço: Rua do Encanto, 22 - Jacintinho


#4 Museu Imperial


O Museu Imperial é, originalmente, o Palácio Imperial de Petrópolis. O prédio foi construído em função do grande interesse do imperador Dom Pedro I pela paisagem e pelo clima ameno da região serrana no estado do Rio de Janeiro. Naturalmente, o acervo do Museu é relacionado ao período monárquico brasileiro. Grande parte da decoração interna foi mantida, o que permite aos visitantes fazer uma viagem no tempo e conhecer os ambientes frequentados pelo imperador da forma como eram. Pode-se verificar mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais da família real, como por exemplo, a coroa de Dom Pedro I, a coroa de Dom Pedro II, o último retrato pintado de Dom Pedro I, o famoso quadro Fala do Trono e caneta usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Aurea. O Museu ainda disponibiliza uma biblioteca com cerca de 50 mil volumes e uma coleção de 250 mil volumes de diversos outros documentos importantes para pesquisas científicas.


Endereço: Rua da Imperatriz, 220 - Centro


Gostaram do roteiro? Então já separe o papel, a caneta e comece a planejar logo o seu feriado!  


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais