Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Convido você a entrar numa máquina do tempo, e viajar 114 anos atrás...

19/05/2017

Tudo está diferente: Carroças, café, culturas e personagens, que enriqueceram histórias ao passar dos anos.

Então você está em 1889, e foi construído um palácio, encomendado pelo Barão do Rio Negro, um comerciante de café muito rico. Mas o Barão, entretanto, o ocupou por pouco tempo, pois cinco anos após a Proclamação da República ele está deixando o país com a família. Passaram-se então alguns anos, e a partir de 1903 o Palácio passa a pertencer ao Governo Federal sendo transformado em residência oficial de verão dos Presidentes da República. Desde então por ali passarão muitos personagens importantes da nossa história: Epitácio Pessoa,Washington Luiz,Juscelino Kubitschek, entre outros. Porém o atual presidente Getúlio Vargas adorou nossa cidade, e não perdeu um sequer verão em Petrópolis. Após 1980 o palácio não recebeu nenhum presidente, pois havia sido fundada Brasília. Seu uso só foi retomado no governo de Fernando Henrique Cardoso para suas breves férias na década de 1990. Em 2008 o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva também o frequentou.

A história do Palácio do Rio Negro carrega muitas emoções e culturas, já que foi ocupado por diversos personagens importantes que moldaram a história política do Brasil, ele carrega um pouquinho de cada memória em toda sua trajetória. Hoje, 114 anos após, o palácio se transforma em museu, dedicado à memória da República em terras imperiais, retratando todas as experiências nele vividas. No andar térreo do palácio o trabalho de restauração revelou a decoração original do piso de madeira: os pés de café, símbolo da riqueza do Barão do Rio Negro.

Quer saber todo desfecho dessa história? Que tal dar uma passadinha lá? Entre de cabeça nessa máquina do tempo e conheça a história de pertinho. Aproveite, pois a entrada é franca!

O museu está localizado na Avenida Koeler, 255 – Petrópolis – RJ. Funciona de terça à domingo de 10h às 17h.

A visita dura em média 30 minutos, mas garanto que é o tempo necessário para você ficar fascinado!

Palácio Rio Negro, entre nessa máquina do tempo!

Telefone para mais informações: (24) 2246-2423


Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais