Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Com feriadinho!

30/10/2015

Todo mundo adora quando chega o final de semana. Aqueles dias de descanso em que se pode relaxar, passear e descobrir lugares novos. Quando se tem um feriado na segunda-feira e emenda tudo então, fica melhor ainda, né? Por isso, vamos separar nosso roteiro, arrumar as malas e desbravar essa cidade cheia de história!


Os museus não podem faltar na nossa lista, afinal, nós estamos em uma cidade imperial e pessoas importantíssimas passaram por aqui. A nossa primeira dica é o Museu Casa de Santos Dumont. Construída no antigo morro do Encanto, ela foi planejada e construída por Alberto Santos Dumont, pai da aviação, para servir de residência de verão. Devido a sua localização foi carinhosamente apelidada de “A Encantada”. O prédio, um chalé do tipo alpino francês, consta de três pavimentos sendo que o primeiro era uma pequena oficina, o segundo servia para sala de estar e jantar e por último o escritório, quarto de dormir. Uma curiosidade da casa é que não tinha cozinha e todas as refeições vinham do Palace Hotel, atual prédio da Universidade Católica de Petrópolis, junto ao Relógio das Flores. Chama a atenção do visitante a escada recortada em forma de raquete, o que obriga o mesmo a sempre começar com o pé direito.


Para quem gosta das flores e cores da região, não poderá deixar de visitar o Orquidário Binot. O local de exposição e venda de orquídeas foi fundado em 1870 por Pedro Maria Binot, um petropolitano de origem francesa. Seu pai, o paisagista Jean Baptiste Binot, foi o responsável pelo projeto e execução dos jardins do Palácio Imperial, hoje, Museu Imperial.


Para fechar com chave de ouro, a nossa dica é dar um pulinho em Secretário e se deliciar com a gastronomia de lá. Os restaurantes tem a verdadeira cara da Serra, super charmosos e aconchegantes, encantam a todos que os visitam. Um estabelecimento escondidinho no bairro, por exemplo, foi consagrado por sua culinária autoral contemporânea. Esse daí é o restaurante ....Lá, um barraquinho azul escondido no meio de uma estradinha, com vistas ao fundo para um riacho. O cardápio é modificado mensalmente e cada prato é pensado para causar a alquimia dos diferentes sabores.


Só nos resta desejar um ótimo final de semana com gostinho de feriado!


Foto: Wikimedia Commons

Comentários

siga-nos em nossas mídias sociais