Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Agenda

O que está acontecendo

Exposição “Caligrafias” com a multiartista Daniela Versiani

4 ago - 28 out

Exposição “Caligrafias” com a multiartista Daniela Versiani

DANIELA VERSIANI - Artista plástica e escritora inaugura no Rocio, em Petrópolis, a exposição “Caligrafias” apresentando 31trabalhos

Piccola Arena, misto de atelier, galeria de arte, teatro de arena, sala multiuso e bistrô, localizada no Rocio, recebe no sábado, dia 4 de agosto, às 17h, o vernissage da multiartista Daniela Versiani, com uma Festa Agostina, showde forró com Ronny Camarguinho, comidinhas, caldos e chopp artesanal. A exposição “Caligrafias”fica em cartaz até dia 28 de outubro e conta comquatro séries: Iluminuras, Versos, Caligrafias, Escrita é rastro, utilizando a técnica de tintaacrílicaefolhametálica/ourosobretela e papel. Entrada franca.

A mostra “Caligrafias” é composta por 31 trabalhos nos quais a caligrafia é elemento de destaque. Sendo artista visual e escritora, o gesto caligráfico tem para Daniela Versiani uma dupla significação: seja por sua visualidade, seja por fazer parte do seu processo de criação de poesia. As pinturas reunidas na mostra “Caligrafias” trazem fragmentos de seus poemas através da sua própria caligrafia. Em todos os trabalhos, no entanto, há ênfase na caligrafia como elemento visual.

Segundo Daniela Versiani, “nesses trabalhos é mais importante o gesto caligráfico, ou seja, a visualidade da palavra escrita, do que a decifração do sentido da palavra. Em muitos desses trabalhos o espectador-leitor terá de fazer um exercício de “adivinhação”: - O que está escrito aqui?”. É o que ela chama de “escrita assêmica”, ou “escrita sem sentido”: pura forma, pura simulação da escrita. Alguns dos trabalhos fazem referência, ainda, às iluminuras medievais, que inspiram suas escolhas de cores e o uso que faz de folhas de ouro e tintas metalizadas.

A mostra trará também atividades culturais como: Conversa com o público com “visita guiada”, na qual a artista comentará seus trabalhos, destacando as técnicas utilizadas e as influências de outros artistas que também se utilizam da escrita em suas obras e apresentações de algumas obras de artistas que também utilizam a caligrafia em seus trabalhos; Sarau de poesia com Daniela Versiani e poetas convidadas e Oficina de artes plásticas para crianças e/ou adultos na qual será dada ênfase à caligrafia como elemento visual. 

Sobre a artista

Daniela Versiani nasceu em São Paulo. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e Jornalismo pela Cásper Líbero (SP). Em 1992, mudou-se para o Rio de Janeiro. Em 2002, conclui o doutorado em Literatura pela PUC-Rio com bolsa pela Fulbright na Rice University. Em 2004 passou a ensinar na PUC-Rio. Suas pesquisas no campo acadêmico versam sobre a teoria da leitura de textos e imagens e suportes alternativos para o registro e difusão da poesia.

A partir de 2012, expande sua produção artística para o campo das artes visuais, buscando conectar seus escritos a uma nova forma de expressão: a pintura. Estuda na Escola de Artes Visuais do Parque Lage com os professores Ronaldo do Rego Macedo, Franz Manata, Suzana Queiroga, Alexandre Sá, João Modé e Martin Ogolter. Hoje, suas pesquisas no campo das artes visuais estão focadas nos seguintes temas: aproximação entre escrita e imagem, livros de artistas, o papel como suporte e meio para a escrita e artes visuais, e a escrita assêmica.

Suas pinturas encontram referências nas iluminuras medievais, em poetas e artistas que combinam a escrita e imagem, como Max Ernst, Cy Towmbly, Mira Schendel e León Ferrari, nas colagens de Kurt Schwitters, Robert Motherwell e Robert Rauschenberg, e na "arte da destruição" de Alberto Burri, Antoni Tàpies e Lucio Fontana. Seu trabalho também é fortemente influenciado por Anselm Kiefer e Hilal Sami Hilal. Em 2016, Daniela Versiani deixou de ensinar na universidade e mudou-se para Araras, onde escreve e tem seu ateliê. 

Entre suas publicações destacam-se o romance A matemática da formiga (1999, 2008), Três contos ilusionistas (2008), Autoetnografias, Conceitos alternativos em construção (Finalista ao Prêmio Jabuti, 2005), Manual de boas práticas de leitura (Finalista ao Prêmio Jabuti, 2012, em coautoria) e Ler, comparar, pensar. Reflexões sobre literatura e cultura (2014), além de artigos em revistas acadêmicas. É curadora da revista RED de arte e cultura. Está finalizando seu primeiro Livro de Artista com pinturas e poemas de sua autoria sobre as guerras do século XX.

Festa Agostina

Para coroar o vernissage, a Piccola Arena Centro Cultural vai promover uma Festa Agostina, com direito a forró com Ronny Camarguinho, comidinhas, caldos e chopp artesanal. A Entrada é franca.

O local

Localizada no Rocio/ Petrópolis/ RJ (km 76 da BR 040, no Rocio), a Piccola Arena foi idealizada pelo artista plástico Mauricio de Memória, que construiu o espaço por meios próprios. Promove e recebe linguagens artísticas - shows, teatro, espetáculos, exposições - em um único local contando com teatro de arena, duas galerias de arte e salão multiuso. Projetada para que o visitante sinta-se integrado aos ambientes e possa desfrutar ao máximo de todas as atividades existentes, completa o conjunto o Divina Sálvia Bistrô, aproveitando a experiência do seu criador como restauranteur de longa data. Como disse um cliente, “arte pura, da parede ao prato”. 


SERVIÇO:

Exposição “Caligrafias” com a multiartista Daniela Versiani

Vernissage: sábado, dia 4 de agosto, a partir das 17h, com Festa Agostina

Até dia 28 de outubro

PICCOLA ARENA

Estrada do Rocio 3507 - Petrópolis RJ

tel. 2243-9311

Entrada pelo km 76 da BR 040, sentido Juiz de Fora/Rio.

Vindo do Rio: retorne no Brazão (km 71). Siga de volta até o km 76 e percorra 3 km de estrada pavimentada.

Horário de funcionamento: sábados e domingos, de 10h às 18h

- Entrada franca

Piccola Arena - Rociosaiba mais

Circuito Imperial de Bandas Marciais

4 ago - 10 nov

Circuito Imperial de Bandas Marciais

O Circuito Imperial de Bandas Marciais – sucesso no ano passado – retoma o calendário de apresentações neste segundo semestre. Quem abre a temporada é a Banda Marcial Wolney Aguiar, no dia 04 de agosto, às 16h, na Praça Dom Pedro. Até novembro, 11 bandas da Associação Petropolitana de Bandas Marciais (Apeban) vão encantar o público, sempre nos fins de semana, em locais como a Praça da Inconfidência, escadaria dos Correios e Praça da Liberdade, no Centro Histórico. Em outubro, o CEU da Posse ainda vai contar com um mini festival, com a participação de três grupos.

O circuito tem como objetivo proporcionar uma programação musical permanente, gratuita, e que valorize a cultura local e os espaços públicos. “Assim como os corais, as bandas fazem parte da cultura de Petrópolis. São uma tradição na cidade, muito presente nas escolas. Lançamos o circuito no ano passado e foi um sucesso, as pessoas eram surpreendidas nas praças com boa música. Queremos repetir esse sucesso agora em 2018. É uma forma também de valorizar o segmento”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo.

Para dar o pontapé inicial na edição deste ano, uma das bandas mais antigas da cidade promete encantar o público na Praça Dom Pedro. Fundada em 1957, a Banda Marcial Wolney Aguiar é uma das representantes desse segmento, que está por todos os cantos da cidade. O grupo é um dos que garantem a continuidade dessa tradição, tão importante para a formação de novos músicos e para a memória cultural da cidade.

Neste segundo semestre, serão três apresentações em agosto e três em setembro. Já no dia 7 de outubro, haverá a apresentação de três bandas juntas, no Ceu da Posse, às 16h. E em novembro, haverá apresentações nos dois primeiros sábados do mês, antecedendo o Natal Imperial, que começa no dia 14 e deverá contar também com o segmento na programação.

Confira a programação:

Agosto

Dia 04 (sábado) – 16h – Praça Dom Pedro – Banda Marcial Wolney Aguiar

Dia 11 (sábado) – 16h – Praça da Inconfidência – Banda Marcial Johann Noel

Dia 25 (sábado) – 16h – Escadaria dos Correios – Banda Marcial Frei Aniceto

Setembro

Dia 08 (sábado) – 16h – Praça Dom Pedro – Banda Musical 1º de Setembro

Dia 15 (sábado) – 16h – Escadaria dos Correios – Banda Dragões do Império

Dia 16 (domingo) – 11h – Praça da Liberdade – Banda Marcial Prof. Amadeu Guimarães

Outubro

Dia 07 (domingo) – 16h – CEU da Posse

Banda Marcial Embaixador José Bonifácio

Banda Marcial Odette Fonseca

Banda de Percussão Trovão Imperial

Novembro

Dia 03 (sábado) – Praça Dom Pedro – Banda Marcial Imperial Petropolitana

Dia 10 (sábado) – Escadaria dos Correios – Banda Marcial Prof. Leila de Souza Castro


Fonte: Prefeitura de Petrópolis


Petrópolissaiba mais

Museu do Artesanato na Primavera de Museus 2018

15 set - 18 nov

Museu do Artesanato na Primavera de Museus 2018

A Memória do Bordado Fluminense é o tema central que A CASA- Museu do Artesanato do Rio de Janeiro, na Casa de Cultura Cocco Barçante em Petrópolis, abordará no mês de setembro, e que constará do calendário da 12ª edição Primavera dos Museus/2018, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e que traz como tema central Celebrando a Educação em Museus. Cocco Barçante amplia o espaço do Museu do Artesanato, inaugurando no dia 15 de setembro, uma sala dedicada ao bordado do Rio de Janeiro, prestando homenagem à Maria Elisa Churro (in memorian), curadora do Museu falecida em março de 2018.

O Museu do Artesanato do Rio de Janeiro possui um acervo constituído por diferentes produtos e técnicas de bordado, oriundos das diversas regiões do Estado: Porciúncula (Noroeste do Estado) - Grupo O Bangalô coordenado por Eponina Sanches; Região Serrana, (Petrópolis/Brejal) – Grupo Arte em Comum e a bordadeira Rosângela Borba; Rio de Janeiro (região Metropolitana), Bordado Carioca, Marias Maré e Grupo Arte (Baixada Fluminense); Natividade (Noroeste Fluminense) - Grupo Bordadeiras de Natividade, Itaperuna ( Noroeste Fluminense) - Grupo Bordando o Futuro. Atualmente o Museu do Artesanato vem realizando um mapeamento da rota do bordado do Rio de Janeiro, visando identificar as trajetórias e narrativas de cada grupo, através da visitação aos seus respectivos locais de referências. Dessa forma, o Museu Vivo cumpre seu papel em agregar e reunir pessoas, tecendo e fortalecendo os caminhos e redes que constituem a Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

O Museu do Artesanato do Rio de Janeiro, participará da 12ª edição da Primavera dos Museus com uma programação especial, a ser realizada no dia 15 de setembro às 15 horas, com a abertura de duas exposições Memória do Bordado Fluminense, com curadoria realizada pela designer Gloria Correia e Uma Viagem pelo Teatro Popular Brasileiro retratando a memória do Teatro Brasileiro com curadoria do ator José Araújo.

Após a abertura das duas exposições o público será brindado, com o já consagrado Sarau Noite enSOLarada, um projeto literário da talentosa escritora e apresentadora de TV, a jornalista Ivone Sol.

As respectivas exposições estarão recebendo visitação no período compreendido de 16 de setembro a 18 de novembro de 2018. O Museu funciona aos sábados e domingos das 11 horas às 17 horas, ingressos com preços populares nos valores de R$ 5,00 (cinco reais) e R$ 3,00 (Três reais). Durante a semana o museu oferece uma programação especial, mediante agendamento prévio aos grupos de turismo e escolas da região. 

A CASA-Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro
Rua Coronel Veiga, n 1734 Ponte Fones Petrópolis –RJ
Telefone: (24) 3111-4944


Fonte: Agenda Petrópolis

A CASA - Museu do Artesanato do Rio de Janeirosaiba mais

Valparaíso Gourmet promove o Festival Sabores da Primavera

3 out - 4 nov

Valparaíso Gourmet promove o Festival Sabores da Primavera


O Valparaíso Gourmet é o polo gastronômico mais charmoso de Petrópolis, situado a 2km do Centro Histórico. Além de restaurantes de culinária diversificada oferece também meios de hospedagem, mercado, adega e lanches.
Na chegada da estação mais encantadora e colorida do ano, o Valparaíso Gourmet promove o Festival Sabores da Primavera, no período de 03 de outubro a 04 de novembro de 2018. Segundo Evany da Noel Turismo e Eventos, gestora do polo gastronômico, este festival traz novidades diferentes das edições anteriores, que vale à pena conferir.

Uma das novidades é a parceria do polo gastronômico com 15 cervejarias artesanais de Petrópolis, oferecendo a opção de saborear os pratos criados especialmente pelos Chefs, harmonizados com as cervejas artesanais. Você encontrará nos restaurantes e mercados do Valparaíso Gourmet, vários estilos das cervejas Brewpoint, Buda Beer, Cazzera, Corte, De Raiz, Duranz, Guapa, Imperatriz, Madame Machado, Odin, Real, Schroder, Serra Velha, Torre Média, Vila de Secretário.


Há opções gastronômicas para todos os gostos e preferências

ARMAZÉM 646
Camarão servido ao molho de catupiry, arroz branco e batata palha
R$ 54,00
Rua Visconde de Itaboraí, 646 
(24) 2243-1001
Domingo Música ao vivo: domingo a quinta, a partir das 20h; sexta e sábado, a partir das 21h30.

ARMAZÉM DO GRÃO
Primavera Rosé Armazém do Grão – O vinho rosé representa a primavera de maneira clara, perfeito para harmonizar com pratos leves. Em nossa adega você encontra rótulos exclusivos e uma grande variedade de rosés.
Rua Gonçalves Dias, 290
(24) 2246-4542
Segunda a sábado: 7h às 21h30 / domingo: 7h às 21h

HAMBURGUERIA DOM GOURMET
Combo – 01 Gorgonzola Crispy - Blend da casa, creme de gorgonzola caseiro, bacon crispy em um pão australiano delicioso + 01 Acompanhamento + 01 Refrigerante ou Água.
R$ 34,00. 
Rua Gonçalves Dias, 474
(24) 3302-2010
Terça a quinta e domingo: 17h às 23h / sexta e sábado: 17h às 24h

JAPA TEMAKI
Peixe branco grelhado com salada e creme cítrico. Sobremesa: Verrine de frutas vermelhas (creme branco com geleia de frutas vermelhas, crocante de biscoito e morango)
R$ 45,90
Av. Portugal, 27
(24) 3302-3422
Segunda: 18h às 23h / terça a sexta: 18h às 24h / sábado e domingo: 12h às 24h

KINPAI SUSHI BAR
Combinado do Chef - 40 peças (serve 2 pessoas )
R$ 116,60
Rua Gonçalves Dias, 423
(24) 2248-8622
Segunda a sábado: 12h às 24h

PIZZA DOC
Pizza Marguerita DOC. Feita com muçarela de búfula, tomates cereja, uma leve pitada de queijo parmesão, finalizada com azeite de alho e folhas frescas de manjericão.
Rua João D`Escragnolle, 136
(24) 2243-0130
Domingo a quinta: 18h às 23h / sexta e sábado: 18h às 24h

TRATTORIA S`A CAROLA
Salada Siciliana de Melão com Parma - Prato composto por folhas verdes, melão, presunto de Parma, damasco, nozes, figo, champignons, azeitonas e tomates secos do chef 
(elaborados no próprio restaurante italiano). R$ 39,90
Rua Gonçalves Dias, 414
(24) 2237-9562
Terça a sábado e feriados: 12h às 23h30 / domingo: 12h às 16h

WILLEMSEN CONFEITARIA
Torta Red Velvet – Massa vermelha, recheada com Nutella e chantilly com pedacinhos de avelã. Fatia: R$ 14,90
Rua Visconde do Uruguai, 71
(24) 2243-9439 / 2237-4575
Segunda a quinta: 10h30 às 19h / sexta e sábado: 10h às 19h30 / domingo: 10h às 18h

XODÓ CONTEMPORÂNEO
Torrada Xodó, preparada com o tradicional Pão Petrópolis, feito em sua padaria.
Rua Gonçalves Dias, 537
(24) 3302-3376
Empório, Deli, Lanches e Adega
Segunda a quinta: 8h às 21h / sexta e sábado: 8h às 22h / domingo e feriado: 8h às 19h


ZELO BISTRÔ
Moqueca de truta com pirão e banana da terra.
Rua Gonçalves Dias, 508
(24) 3065-3811
Quarta: 18h às 22h / quinta a sábado: 12h às 23h / domingo: 12h às 17h.


Hospedagem no Valparaíso Gourmet:

HOTEL PETRÓPOLIS INN
Rua 29 de Junho, 491
(24) 2243-6710
www.hotelpetropolisinn.com.br

VALE PARAÍSO POUSADA
Rua Gonçalves Dias, 519
(24) 2237-2392
www.valeparaisopousada.com.br


E nesta primavera, o Valparaíso Gourmet ainda surpreende com outras novidades

Nós vemos Flores em Você!
O Museu do Artesanato vai além-muro com arte e criatividade interagindo com o Valparaíso Gourmet, através do projeto de arte urbana “Nós vemos Flores em Você!”, que conta com apoio da FATERJ. Numa linguagem criativa do artista plástico Cocco Barçante e os artesãos, cujas obras integram o acervo do museu, as ruas do polo gastronômico ganham destaque na mais colorida e encantadora das estações. Venha apreciar!!!

Cores do Talento
Os artesãos de cidades do estado do Rio de Janeiro, integrados ao Museu do Artesanato estarão expondo e vendendo seus trabalhos, na loja situada no Xodó Contemporâneo, na Rua Gonçalves Dias, 537, no Valparaíso Gourmet. Venha prestigiar!


Serviço:
Festival Sabores da Primavera
03 de outubro a 04 de novembro
Gestão: Noel Turismo e Eventos
Facebook: valparaisogourmetpetropolis
Instagram: @valparaisogourmetpetropolis


Fonte: Agenda Petrópolis

Petrópolissaiba mais

Programação Mês das Crianças - Shopping Estação Itaipava

12 out - 28 out

Programação Mês das Crianças - Shopping Estação Itaipava

Sexta 12/10

·  Algodão-doce: 14h às 19h

·  Trenzinho: 15h às 19h

·  Teatro de bonecos – “Pedro, opastorzinho mentiroso”: 15h às 16h

·  Mentalista Gustavo Vierini: 16h às 17h

·  Personagens – homem-aranha e homem de ferro: 16h às 19h


Sábado 13/10

·  Algodão-doce: 14h às 19h

·  Trenzinho: 15 às 19h

·  Teatro de bonecos – “O grúfalo e o filho do grúfalo”: 15h às 16h

·  Mentalista Gustavo Vierini: 16h às 17h

·  Personagens – homem-aranha e homem de ferro: 16h às 19h


Domingo 14/10

·  Algodão-doce: 14h às 19h

·  Trenzinho: 15h às 19h

·  Teatro de bonecos – “Vovó fazendeira”: 15h às 16h

·  Mentalista Gustavo Vierini: 16h às 17h

·  Personagens – homem-aranha e homem de ferro: 16h às 19h


Sábado 20/10

·  Tarde de games: 15h às 20h


Domingo 21/10

·  Tarde de games: 15h às 20h


Sábado 27/10

·  Dj Palhaço Ike Vinil: 15h às 16h


Domingo 28/10

·  Dj Palhaço Ike Vinil: 15h às 16h

Shopping Estação Itaipavasaiba mais

Exposição - "Arte em Tela"

13 out - 27 out

Exposição - "Arte em Tela"

O Shopping Arcádia receberá 13/10 a 27/10 a Exposição “Arte em Tela” do pintor Eugênio Fernandes.

O artista plástico fez parte da Associação dos Artistas Plásticos de Petrópolis (AAPP), ganhou mais de 10 medalhas, senfo uma de prata no 3º Salão de Artes Plásticas da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais com o quadro ’O Palhaço’.

Eugênio Fernandes pinta utilizando técnicas do primitivismo, mas os traços do artista se diferenciam do tradicional, pois traz na tela um olhar singular, criando expressões, traços e cores na pintura acrílica. O pintor utiliza suas obras para retratar o cotidiano, inserindo uma visão criativa, sem compromisso com a reprodução fiel da realidade.

Autodidata, Eugênio Fernandes começou a pintar há 40 anos, porém não seguiu com a carreira como artista plástico. Durante muitos anos, ele foi vendedor. Quando a esposa adoeceu, o artista teve que abandonar a profissão e encontrou na pintura uma opção para relaxar, ajudando a superar a época difícil.

Serão expostas 30 obras desse premiadíssimo artista, a entrada é franca.



Arcádia Mallsaiba mais

3º Festival de Cinema de Petrópolis

17 out - 21 out

3º Festival de Cinema de Petrópolis

De 17 a 21 de outubro.

Em breve, mais informações!

Petrópolissaiba mais

Feira de artesanatos

18 out - 21 out

Feira de artesanatos

A próxima exposição de artesanatos no Palácio de Cristal já está com data marcada: este mês a feira acontece do dia 18 ao 21 e promete movimentar o atrativo com diversos produtos locais. São mais de 30 artesãos de Petrópolis que já começaram suas produções, que vão de peças de pinturas em tecidos, cartonagem, crochê, reciclados, sementes, até o espaço gastronômico com produções de chocolate, docinhos portugueses, cuca entre outros.Com o objetivo de fomentar o mercado da produção local, o município criou este ano um calendário com feiras no espaço que são divididas entre as 11 associações locais. Quem lidera a feira neste mês de outubro, são a Associação Arte em Petrópolis e Associação Cidade Imperial.

Quem for conferir a feira este mês, poderá usufruir das melhores peças produzidas por artesãos locais. Os visitantes poderão contar com petwork, necessaries, jogos americanos, peças em biscuit, pintura em madeira e bambu, luminárias, miniaturas e uma variedade de novidades do mundo pet. Sem falar nas guloseimas que são produzidas na cidade com um sabor especial, como os chocolates, pãezinhos, cucas, tortinhas e muitos outros.

“Criamos este ano um calendário para que as instituições se revezem e montem feiras em todos os meses do ano no Palácio de Cristal. Assim valorizamos o nosso artesão e atraímos os turistas. O visitante chega, conhece o Palácio, e ainda aproveita a feira de produtos locais, vê o que é produzido pelos moradores. Com isso movimentamos nossa economia” destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

O município vem fortalecendo este setor desde o ano passado. E a expectativa é que mais de 2 mil pessoas passem pela exposição. “Acredito que essa iniciativa do Turispetro fomenta o escoamento da produção do artesão, além de dar visibilidade ao trabalho que tem muita qualidade. Vamos utilizar um espaço público e é mais uma atração para o Palácio de Cristal”, contou a presidente da Associação Arte em Petrópolis Gabriela Falconi, lembrando que a instituição conta de 15 a 17 expositores.

ATurispetro vem firmando parcerias com as associações de artesanato desde o ano passado. Serão mais duas feiras até o fim do ano. A cada mês sem evento oficial o atrativo recebe duas associações.A parceria vai proporcionar que o Palácio ganhe movimento nos períodos de baixa temporada.


Fonte: Agenda Petrópolis

Palácio de Cristalsaiba mais

Cláudio Lins é atração musical da Firjan SESI

25 out - 25 out 20h

Cláudio Lins é atração musical da Firjan SESI


Theatro D. Pedro recebe o cantor para a apresentação de seu show “Expresso Brasileiro” que apresenta uma viagem pelos clássicos da MPB

Petrópolis, 02 de outubro de 2018

Vice-campeão da primeira temporada de “Popstar”, reality musical da TV Globo, Claudio Lins tornou-se rapidamente referência na competição por apresentar canções consagradas da música popular brasileira em arranjos novos e contemporâneos. Em seu novo show, “Expresso Brasileiro”, o cantor e ator leva o público a viver uma viagem por sucessos que marcaram épocas importantes do cenário cultural. Em Petrópolis, o cantor se apresenta na quinta-feira, 25 de outubro, às 20h no Theatro D. Pedro. Os ingressos custam R$ 34 (inteira) e R$ 17 (meia).

No repertório, nomes como: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Djavan, Baden Powell, Vinicius de Moraes, Alceu Valença, e claro, seu pai Ivan Lins e o parceiro, Vítor Martins. A aventura se inicia com a chegada do “Expresso 2222”, passando por canções como “Canto de Ossanha”, “Lembra de Mim”, “Tropicana”, "Oceano", “Fora da Ordem” e “Volte para o seu lar”.

Além de curtir grandes sucessos da MPB, o público pode conferir o talento de Claudio como compositor e as músicas que marcaram a sua carreira musical em seus dois álbuns lançados: “Um” e “Cara”.

Com uma trajetória impressionante tanto na música, que tem em seu DNA, quanto nas artes cênicas, uma vez que participou de diversos espetáculos teatrais e novelas, Claudio Lins carrega a sua melhor bagagem para o palco e, junto à plateia, promete mais uma vez vivenciar toda a sua paixão pela música popular brasileira.

Os ingressos para apresentação custam R$ 34 (inteira) e R$ 17 (meia) e estão à venda na bilheteria do Theatro D. Pedro (aberta das 14h às 20h). Pessoas com mais de 60 anos, estudantes, deficientes físicos e associados à Firjan SESI pagam meia-entrada.

SERVIÇO:

Cláudio Lins
Dia: 25 de outubro
Local: Theatro D. Pedro - Praça Expedicionários, s/n – Centro
Hora: 20h
Gênero: Show
Duração: 80 min
Ingressos: R$ 34 (inteira) | R$ 17 (meia)
Classificação: 16 anos


Fonte: Agenda de Petrópolis

Theatro D. Pedrosaiba mais

Espetáculo “Rose”

27 out - 27 out 20h

Espetáculo “Rose”

A dramaturgia de Cecilia Ripoll foi criada durante atividades no Núcleo de Dramaturgia da Firjan SESI


Após a temporada de estreia no Teatro Firjan SESI no Centro do Rio, o drama cômico Rose, de Cecilia Ripoll, fará única apresentação no Theatro D. Pedro, em Petrópolis, em 27 de outubro, às 20h. Os ingressos custam R$ 22 (inteira) e R$ 11 (meia).

Com direção de Vinicius Arneiro, a montagem apresenta a trajetória de Rose (interpretada por Dida Camero), incansável funcionária de uma escola municipal carioca que, durante a semana, se angustia com a escassez de merenda para as crianças e, aos fins de semana, como empregada doméstica de uma família abastada, se depara com o desperdício de comida boa jogada ao lixo sem a menor piedade.

Quanto mais a situação da merenda na escola pública em que Rose trabalha se agrava, mais a protagonista sente a necessidade de resolver a situação com suas próprias mãos. É tomada por essa urgência que Rose começa a confiscar as sobras de alimentos na casa de sua patroa, Dona Celina (interpretada por Ângela Câmara), e também a comprar mais suprimentos para alimentar os alunos da escola.

Porém, é com a chegada do novo diretor da escola, Renato Andrade (interpretado por Márcio Machado), que a tranquilidade de Rose acaba.

“É uma escrita com alto teor literário, tem ares de romance, é uma saga épica, é uma peça de teatro, é na primeira, segunda e terceira pessoa que ela se compõe. É o olhar da classe média trabalhadora sobre a vida, é uma peça sobre a luta de classe, sobre paixão, comida, ética e caráter”, diz Vinicius Arneiro, indicado ao Prêmio Shell de Melhor Direção por “Os Sonhadores”, em 2016.

Além de abrir questionamentos sobre a conduta de Rose e sobre o estado de calamidade das políticas públicas no que se refere à merenda escolar, a dramaturgia de Cecilia Ripoll também aposta em dois outros personagens: Maria Juliana (interpretada por Natasha Corbelino) e Antônio Pedro (interpretado por Thiago Catarino). Ela é filha de Rose e ele é filho da patroa. Dois adolescentes que, logo após se conhecerem, vivem uma relação de implicância mútua, que pode ser amor, mas também ódio.

“A princípio eu pensei em escrever um texto sobre a precariedade das condições de trabalho de um artista no Rio. Mas depois me veio um desconforto em falar do teatro dentro do teatro. Precisava falar de questões que abrangessem um maior número de pessoas. Então veio essa questão da fome. Essa questão da escassez de comida no momento de formação, de crescimento. A fome, que tinha sido quase erradicada no nosso país e que de repente voltou a se colocar” afirma Cecília.

A dramaturgia de Ripoll começou a ser composta a partir do segundo semestre de 2017. Com orientação de Diogo Liberano, ao término do ano, os 14 autores da terceira turma do Núcleo de Dramaturgia da Firjan SESI – junto ao coordenador – avaliaram as dramaturgias criadas e chegaram a uma primeira seleção de quais textos seriam mais potentes de serem encenados. Rose foi a dramaturgia escolhida.

Os ingressos para apresentação custam R$ 22 (inteira) e R$ 11 (meia) e estão à venda na bilheteria do Theatro D. Pedro (aberta das 14h às 20h). Pessoas com mais de 60 anos, estudantes, deficientes físicos e associados à Firjan SESI pagam meia-entrada.



SERVIÇO:

Rose
Dia: 27 de outubro
Local: Theatro D. Pedro - Praça Expedicionários, s/n – Centro
Hora: 20h
Gênero: Drama cômico
Duração: 80 min
Ingressos: R$ 22 (inteira) | R$ 11 (meia)
Classificação: 16 anos


Ficha técnica

Dramaturgia: Cecilia Ripoll
Direção: Vinícius Arneiro
Assistência de direção: Marcela Andrade
Elenco: Ângela Câmara, Dida Camero, Márcio Machado, Natasha Corbelino e Thiago Catarino/Licínio Januário
Direção de arte: Flavio Souza
Figurinista assistente: Paulo Vitor
Direção musical: Tato Taborda
Iluminação: Livs Ataíde
Contrarregra e assistente de iluminação: Wellington Fox
Fotos para comunicação visual: Bob Maestrelli
Fotos de cena: Paula Kossatz
Filmagem: Nathália Rodrigues
Design gráfico: Davi Palmeira
Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues – Aquela que Divulga
Produção: Clarissa Menezes
Coordenação do projeto e do Núcleo de Dramaturgia da Firjan SESI: Diogo Liberano


Fonte: Agenda Petrópolis

Theatro D. Pedrosaiba mais

Petrópolis Gourmet

6 nov - 20 nov

Petrópolis Gourmet

O evento mais aguardado da serra esse ano atinge a sua maioridade , e o tema escolhido para essa edição: “O Agricultor e o Chef – Uma expedição pela montanha,” vai levar o participante a  uma viagem pela rica gastronomia da cidade.


Petrópolissaiba mais

Natal Imperial

1 dez - 6 jan

Natal Imperial

Em breve maiores informações em: https://www.natalimperialpetropolis.com.br/


Petrópolissaiba mais

Festival Rock the Mountain 2018 - Itaipava

1 dez - 1 dez

Festival Rock the Mountain 2018 - Itaipava


O Rock the Mountain é um festival de música e arte que acontece em Itaipava, a 50 min do Rio de Janeiro. 

A proposta é simples: Promover uma experiência única com muito astral para um público especial, na charmosa serra carioca! O Line Up é repleto de referências e novidades de grandes festivais nacionais e gringos. O serviço de extrema qualidade e conforto tornam o festival ainda mais incrível. 

DATA
Sábado, 1 de Dezembro de 2018

LOCAL 
Parque Municipal de Itaipava 
Endereço: Estr. União e Indústria, 10000 - Itaipava, Petrópolis - RJ, 25730-745 (50 min da Zona Sul do Rio)

FoodTruck Area
Instalações Artísticas
Bungee Jump
Balão Tripulável
e muito mais...

ROCK THE MOUNTAIN

Fan page: Rock the Mountain
Instagram: @rockthemountain

Fonte: Agenda Petrópolis

Parque Municipal Prefeito Paulo Rattessaiba mais

siga-nos em nossas mídias sociais