Petrópolis Convention e Visitors Bureau

Agenda

O que está acontecendo

XVIII Exposição de Orquídeas e Bromélias

8 fev - 28 fev 9h

XVIII Exposição de Orquídeas e Bromélias


Evento acontece até o dia 28 de fevereiro e tem entrada gratuita

Construído para abrigar tradicionais exposições de produtos hortícolas e pássaros da região, o Palácio de Cristal voltou às suas raízes para a XVIII Exposição de Orquídeas e Bromélias, que acontece até o dia 28 de fevereiro. São mais de mil plantas e 500 espécies diferentes, que já estão à disposição do público para admirar e até levar pra casa - com mudas custando a partir de R$ 10. O evento ainda vai contar, no dia 22, às 13h30, com um pequeno workshop. Tanto a entrada quanto a programação são gratuitas.

A mostra é promovida pelos orquidários Serrano e Binot, com o apoio da prefeitura através da Turispetro. “Ficamos muito felizes de termos, mais uma vez, esse evento que resgata um dos principais motivos pelos quais o Palácio foi construído. Temos certeza de que será um sucesso. Tanto o petropolitano quanto o turista adoram. Traz vida para o nosso atrativo”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. “Parcerias como essa são uma forma também de deixar o Palácio de Cristal sempre movimentado, com uma atração a mais para o visitante”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

O evento transforma um dos principais pontos turísticos de Petrópolis em um grande jardim para orquídeas e bromélias. Com 36 mil espécies de orquídeas no mundo, sendo 10% encontradas no Brasil, Petrópolis tem clima favorável à planta e já foram encontradas aqui, inclusive, espécies ainda não catalogadas. Para o evento são esperados muitos colecionadores e apaixonados por essas plantas.

“Temos Cattleyas, que são as mais procuradas pelo público, temos Phalaenopsis, mas também estão algumas estrangeiras, que muitas pessoas procuram para coleção. Todo ano trazemos novidades. A expectativa é boa para mais essa exposição”, frisa o proprietário do Orquidário Serrano, Luiz Jorge Strazalkowski.

Com mais de 50 anos trabalhando no setor, ele explica que as plantas podem ser facilmente cuidadas. “Elas não precisam de um tratamento especial, é bem simples. E a gente entrega para as pessoas um folheto com todas as informações para o cuidado, além de explicar pessoalmente durante a exposição”, completa.

A XVIII Exposição de Orquídeas e Bromélias, que começou no último dia 08, vai até 28 de fevereiro e funciona de 9h às 18h todos os dias.

Serviço:

XVIII Exposição de Orquídeas e Bromélias
Onde: Palácio de Cristal
Quando: De 08 a 28 de fevereiro
Entrada Gratuita


Fonte: Agenda Petrópolis

Palácio de Cristalsaiba mais

2ª Edição - Festival Sabores de Verão

15 fev - 30 mar

2ª Edição - Festival Sabores de Verão

VALPARAÍSO GOURMET PROMOVE A

2ª EDIÇÃO DO FESTIVAL SABORES DE VERÃO

Valparaíso Gourmet é um charmoso polo gastronômico de Petrópolis, próximo ao Centro Histórico, que oferece culinária diversificada e ambientes aconchegantes em seus restaurantes, pizzaria, hamburgueria, empório, deli e confeitaria. A cada estação realiza um festival gastronômico que encanta os moradores e turistas e nesta segunda edição do Festival Sabores de Verão há novidades e prêmios.

Será realizado de 15 de fevereiro a 30 de março e promete ser uma experiência gastronômica inesquecível no Armazém 646 (Camarão a Provençal), Hamburgueria Dom Gourmet (Classic –Blend da casa com seleção de carnes frescas, blend de queijo, maionese caseira à base de alho, alface, tomate e um pão de batata super macio), Japa Temaki (Combine Japa com Verão! Combinado de 25 peças + sobremesa refrescante: sorvete de creme com calda de gengibre), Kinpai Sushi (Shake Tokio – Salmão com molho de mel, salada especial e batatas crocantes), Pizza Doc (Romagna - Pizza com molho de tomate, muçarela, maçã, geleia de damasco, castanha de caju e presunto Parma), Trattoria S`aCarola (Petiscos Tutti Buona Gente – Ghocci Frito Paradiso recheado com gorgonzola, Canelone Frito Mamma Roma com queijo e presunto, Bolinho de Feijoada Terra Nostra, Pasteizinhos Bella Nápoli),  Willemsen Confeitaria (Cheesecake de chocolate com brownie e geleia de morango), Xodó Contemporâneo (Pão ciabata ou italiano com muçarela de búfala, presunto de Parma, tomate e alface), Zelo Bistrô (Truta Tropicana - salada de folhas, manga, tartar de banana e iscas empanadas de truta, com molho de iogurte e hortelã).

Os pratos, lanches e doces serão harmonizados com diferentes estilos das destacadas cervejas artesanais de Petrópolis como a Brewpoint, Cerveza Guapa, Doutor Duranz, Madame Machado, Odin e Vila de Secretário. Vale à pena conferir.

Além das harmonizações, o Valparaíso Gourmet em parceria com a Associação de Micro-cervejarias Artesanais de Petrópolis trazem novidades na 2ª edição do Festival. O cliente vai receber um cartão fidelidade do Festival ao saborear um prato e uma cerveja artesanal nos restaurantes participantes, e quando completar 04 (quatro) carimbos vai ganhar um copo especial do Festival e ainda concorrer a prêmios das cervejas artesanais no sorteio no dia 30 de março.

A gestora do polo, Evany da Noel Turismo e Eventos diz que "a união dos empresários em rede de cooperação visa promover e fortalecer a imagem do Valparaíso Gourmet como polo gastronômico e de serviços junto aos moradores de Petrópolis e aos turistas, agregando valor a Petrópolis com a realização de festivais das estações e integrando-se ao calendário de eventos da cidade."

O Chef Marcelo Pieri da Trattoria S`a Carola declara que "estar nesse festival é importante para reforçarmos nossas marcas, pois dá visibilidade para nossos restaurantes dentro da cidade e fora dela". Outro fator que acha importante "é que os restaurantes participantes não se consideram concorrentes, pois estamos criando no Valparaíso Gourmet, o hábito da parceria e Sabores de Verão é um exercício e tanto".

Acompanhe nas mídias sociais, informações detalhadas sobre os pratos e harmonização com as cervejas artesanais e saiba as datas em que serão realizadas degustações. Instagram @valparaisogourmetpetropolis e Facebook: valparaisogourmetpetropolis.

 

PRATOS E HARMONIZAÇÃO COM CERVEJAS ARTESANAIS

 

ARMAZÉM 646

Camarão a Provençal.

 

Harmonização sugerida

Odin – Pilsen – Puro malte, extra clara. Odin não toma água. Quando ele tem sede, ele bebe Pilsen. Refrescante e saborosa, esta é a cerveja para se tomar todos os dias. Possui amargor leve e sabor presente do malte. 5% teor alcóolico e 22 IBU.

 

HAMBURGUERIA DOM GOURMET

Classic – nosso clássico burguer. Blend da casa com seleção de carnes frescas, blend de queijo, maionese caseira à base de alho, alface, tomate e um pão de batata super macio.

Harmonização sugerida

Brewpoint – Ipa – Os amantes da cerveja com aroma cítrico vão se deliciar com essa, que é levemente turva e incrementada com lúpulos americanos, corpo médio baixo. 5,2% teor alcóolico e 45 IBU.

A Odin tem parceria com a Dom Gourmet e produziu especialmente três estilos de Cerveja: Ipa, Pilsen e Vienna.

Odin – Pilsen – Puro malte, extra clara. Odin não toma água. Quando ele tem sede, ele bebe Pilsen. Refrescante e saborosa, esta é a cerveja para se tomar todos os dias. Possui amargor leve e sabor presente do malte. 5% teor alcóolico e 22 IBU.

JAPA TEMAKI

Combine Japa com Verão! Combinado de 25 peças + sobremesa refrescante por R$59,90 - 4 Salmão Ice Picante, 2 Pirulito de Salmão Trufado, 4 Salmão Black, 2 Sushi de Camarão Invertido, 5 Batera de Salmão Crispy, 2 Gunkan de Salmão, 6 Hot Couve.

Sobremesa: sorvete de creme com calda de gengibre

Harmonização sugerida

Brewpoint – Weiss – Cerveja de trigo, sabor que envolve os palatos com aromas de cravo e banana. Bronze Peru 2018. 4,8% teor alcóolico e 10 IBU.

Doutor Duranz – Preciosa (Belgian Blond Ale) - Uma cerveja de coloração dourada, encorpada e refrescante com aroma que remete ao dulçor proveniente dos grãos de malte. 6% teor alcoólico e amargor baixo.

KINPAI SUSHI

Shake Tokio – Salmão com molho de mel, salada especial e batatas crocantes.

Harmonização sugerida

Brewpoint – Weiss – Cerveja de trigo, sabor que envolve os palatos com aromas de cravo e banana. Bronze Peru 2018. 4,8% teor alcóolico e 10 IBU.

Doutor Duranz – Obra-prima (IPA) - Uma cerveja de coloração acobreada, encorpada e com leve dulçor com notas de caramelo provenientes dos grãos de malte. Recebe um duplo dry hopping que resulta em uma explosão de aromas com notas cítricas. 6% teor alcoólico e amargor moderado.

PIZZA DOC

Romagna - Pizza com molho de tomate, muçarela, maçã, geleia de damasco, castanha de caju e presunto Parma.

Harmonização sugerida

Odin - Vienna Lager – Puro malte, extra escura. Esta é a bebida predileta de Odin para os banquetes de longa duração. Apresenta amargor leve e intenso sabor adocicado de malte. 5,5% teor alcóolico e 22 IBU.

Brewpoint – Bezerra da Silva – Puro malte e clara, refrescante e super saborosa. 4,5% teor alcóolico e 15 IBU.

Doutor Duranz – Obra-prima (IPA) - Uma cerveja de coloração acobreada, encorpada e com leve dulçor com notas de caramelo provenientes dos grãos de malte. Recebe um duplo dry hopping que resulta em uma explosão de aromas com notas cítricas. 6% teor alcoólico e amargor moderado.

TRATTORIA S´A CAROLA

Petiscos Tutti Buona Gente

Ghocci Frito Paradiso recheado com gorgonzola, Canelone Frito Mamma Roma com queijo e presunto, Bolinho de Feijoada Terra Nostra, Pasteizinhos Bella Nápoli.

 

Harmonização sugerida

 

Brewpoint – Lager – Cerveja clara, puro malte, leve e refrescante. Prata na South Beer Cup, a mais importante competição de cervejas artesanais na América do Sul. 4,5% teor alcóolico e 15 IBU.

Madame Machado – Bruxelas – Belgian Tripel – Possui aroma e sabor complexo. Pouco adocicada com um suave amargor, consegue a mistura perfeita para uma sensação fantástica. 9% teor alcóolico e 40 IBU.

 

WILLEMSEN CONFEITARIA

Cheesecake de chocolate com brownie e geleia de morango.

Harmonização sugerida

 

Madame Machado – Londres – Robust Porter – Estilo típico inglês, escura com uma espuma super cremosa de cor bronze. O aroma pouco toffe, pouco defumado e torrado traz a combinação de maltes e lúpulos ingleses, causando sensação maravilhosa. 6% teor alcóolico e 45 IBU.

Vila de Secretário - Luna, Oatmeal Stout - Cerveja preta, límpida, com espuma marrom, bem formada e persistente. Apresenta sabores complexos trazidos por maltes torrados, caramelos e aveia, com leve amargor da torra. Não apresenta características marcantes de lúpulos no aroma, onde o que predomina é o café, chocolate meio amargo e amêndoas. 5,3%  teor alcóolico e 35 IBU.

XODÓ CONTEMPORÂNEO

Pão ciabata ou italiano com muçarela de búfala, presunto de Parma, tomate e alface.

 

Harmonização sugerida

 

Brewpoint – Lager – Cerveja clara, puro malte, leve e refrescante. Prata na South Beer Cup, a mais importante competição de cervejas artesanais na América do Sul. 4,5% teor alcóolico e 15 IBU.

 

 

ZELO BISTRÔ

Truta Tropicana - salada de folhas, manga, tartar de banana e iscas empanadas de truta, com molho de iogurte e hortelã.

Harmoniza com: Cerveza Guapa Hermosa (tipo Weiss) - as notas de banana encontradas na cerveja estão presentes na salada em forma de tartar. Além disso, as iscas empanadas e fritas e o molho levemente ácido harmonizam perfeitamente com esta cerveja de trigo.

Harmonização sugerida

Cerveza Guapa – Weissbier – ótima cerveja de trigo, coloração amarelo palha e turva, com espuma branca e abundante, com cotas de banana e cravo. 5,5% teor alcóolico e 15 IBU.


Valparaísosaiba mais

Primeira Serenata Imperial do ano

21 fev - 21 fev 20h

Primeira Serenata Imperial do ano

A primeira Serenata Imperial do ano já promete ser uma das mais animadas de 2019. A edição “Carnaval em Serenata” acontece no dia 21 de fevereiro, a partir de 20h, no Palácio de Cristal, e vai contar com um repertório de 76 músicas, recheado de marchinhas de Carnaval. Ao todo, o projeto conta com 15 integrantes, entre músicos, seresteiros e seresteiras, mas, por ser uma ocasião especial, desta vez o grupo será reforçado e a serenata vai contar com sopros, bateria, baixo e guitarra. A entrada é gratuita.

Além de petropolitanos, são esperados até grupos vindos de outras cidades. O cenário encantador e a música boa também atraem os turistas. “Projetos como esse precisam ter o nosso apoio total. Além de fomentarmos a cultura e mantermos uma tradição na cidade, ainda ajudam a atrair visitantes”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “Renovamos a parceria e ao longo do ano teremos diversas edições da Serenata Imperial no Palácio”, completa Marcelo Florencio, diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes.

No repertório desta edição, estarão clássicos como “Pra seu governo”; “Bandeira Branca”; “Foi um rio que passou em minha vida”; “Maria Candelária”, entre diversas outras. “O ‘Carnaval em Serenata’ é sempre um dos mais animados. As pessoas não cansam de dançar. E vêm ônibus com grupos de diversos lugares, fica cheio”, destaca o coordenador do Petrópolis em Serenata, Odi Flávio Simas.

O projeto começou em 1997 e em 2014 foi criada a Associação de Seresteiros da Serenata Imperial. O objetivo é fomentar música de qualidade para o público e resgatar grandes nomes da MPB, levando alegria e “cantando o amor das mais lindas canções”, como eles dizem. Todos os eventos têm entrada franca e o público é recepcionado com um livreto contendo as letras de todas as músicas que serão apresentadas pelos seresteiros.

Palácio de Cristalsaiba mais

Baile do Preto e Branco

23 fev - 23 fev 22h

Baile do Preto e Branco

Clube Petropolitano também terá 3 dias de matinês durante o carnaval

Mais uma vez o Clube Petropolitano dá as boas-vindas ao carnaval com grandes eventos: Baile do Preto e Branco, o mais tradicional baile da cidade, e três dias de matinês. Este ano, o maior evento pré-carnavalesco de Petrópolis trará a escola campeã de 2018, a Beija-flor de Nilópolis, que virá em peso com seus ritmistas, intérpretes, passistas, baianas, mestre-sala e porta-bandeira. Assim como nos anos anteriores, o Grupo Exaltação ao Samba de Enredo também se exibirá e promete encantar o público com uma apresentação inesquecível. Além disso, em um segundo ambiente, o DJ Scarlatelli comanda as pick-ups com muita música boa. O baile tem início às 22h e o traje preto ou branco é obrigatório, inclusive calçados e adereços devem ser destas cores.

Os ingressos para o Preto e Branco e as matinês já se encontram à venda no Petropolitano (Centro), nas lojas da Confeitaria Willemsen (16 de Março e Valparaíso) e pela internet no site www.guicheweb.com.br. Vendas de mesas exclusivamente na secretaria do Petropolitano. Para o Baile, o 1º lote tem valor de R$30,00 (meia-entrada) e a R$60,00 (inteira). Já para as matinês, sócios e crianças de 0 a 5 anos não pagam; de 6 a 12 anos, R$10,00; e de 13 anos em diante, R$20,00, por dia de evento. Para quem quiser garantir a presença nos três dias e adquirir o passaporte completo, haverá desconto de 20%.

Além dos casos previstos em lei, moradores de Petrópolis também pagam meia-entrada. Sócios adimplentes e seus dependentes têm gratuidade e podem retirar seus ingressos na secretaria do Clube.

SERVIÇOS:
Baile do Preto e Branco
Data: 23 de fevereiro de 2019, às 22 horas
Endereço: Av. Roberto Silveira, 82, Centro – Petrópolis
Preços (1º lote): R$ 30,00 (meia-entrada) /R$ 60,00 (inteira)
Sócio em dia: grátis
Classificação 18 anos

Matinês 
Data: 3, 4 e 5 de março de 2019, das 16h às 21h
Endereço: Av. Roberto Silveira, 82, Centro – Petrópolis
Preços: Gratuito (0 a 5 anos) / R$ 10,00 (6 a 12 anos) / R$ 20,00 (13 anos em diante) 
Sócio em dia: grátis
Classificação livre

Mais informações: (24) 2242-4949 / (24) 99289-0380 (WhatsApp)

Clube Petropolitanosaiba mais

Bloco Quem me Viu Mentiu

24 fev - 24 fev

Bloco Quem me Viu Mentiu

Se liga nesse bloco que vai incendiar o Pré Carnaval de Petrópolis 🔥

Gente bonita, cerveja (que nuuunca pode faltar) e só música de qualidade pra abrir a melhor época do ano.

Vem com a gente que vai ser LUXO! 

📅 DATA 

•24 de fevereiro de 2019

⏰ LOCAL E HORA

•Concentração às 16h

•Cervejaria Bohemia

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

🔊 LINE UP 🔊

•Bateria Elite Samba Show

•Banda Trem Bala Carioca

•Maya b2b 

•Breno Amorim

e muito mais!

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

✨ INGRESSOS ✨

•1º Lote: R$ 20,00 (Ingresso + Caneca do bloco) 

Venda pelo site: https://bit.ly/2G6VFIM

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

- FOLLOW US - 

•Instagram: @bloco.quemmeviumentiu


Cervejaria Bohemiasaiba mais

Carnaval Sinta Itaipava

3 mar - 5 mar

Carnaval Sinta Itaipava

Acha que o Carnaval é somente no Centro Histórico? Não, este ano Itaipava também vai cair na folia!!!! Em parceria com o Petrópolis Convention &Visitors Bureau e os seus mantenedores, os shoppings: Arcádia, Estação e Vilarejo, este ano teremos o “Carnaval Sinta Itaipava” com diversas programações nos Shoppings e a participação do “Bloco Vai dá M” que também trará a alegria do seu Carnaval para Itaipava.

Conheça o bloco: Há nove anos, amigos frequentadores do Bar Glória, no centro, resolveram dar o pontapé inicial em um projeto de resgate dos carnavais antigos da cidade imperial. Com o foco em marchinhas e em reunir familiares e amigos, o “Bloco Vai Dá M”, sob a presidência do apresentador Eduardo Moreira, ganhou destaque ao longo dos anos pela irreverência e pelo clima familiar e convidativo.

Programação do Bloco:

15:00 Shopping Arcádia

15:45 Shopping Estação Itaipava

17:15 Shopping Vilarejo


O abadá custa R$ 25,00 e pode ser adquirido nos Shoppings.

E dá direito aos dias: sábado e segunda no Centro Histórico e terça e domingo em Itaipava.

Programação nos shoppings:

Arcádia:

Domingo, Segunda e Terça às 13h: Bailinho do ARcádia com Grupo Algodão Doce.

Vilarejo:

Sábado e Domingo às 15h: Música ao vivo

Segunda às 15h: Big Band - Carnaval New Orleans

Shopping Estação Itaipava:

·  DIA 02/03 – SÁBADO

17h às 19h - ABERTURA DE CARNAVAL

Oficina de fantasia.

Oficina de acessório.

Distribuição de confetes e serpentinas para o baile.

Baile da Sorvetinho com personagem carnavalesco.

Concurso de Mestre Sala e Porta Bandeira com premiação.

19h às 21h – DOIS NUM SAMBA

·  DIA 03/03 – DOMINGO

15h45 às 17h - BLOCO: “VAI DÁ M”

17h às 19h - RECEPÇÃO DO BAILE COM PERSONAGEM CARNAVALESCO

Camarim da Folia com cabelo maluco e maquiagens.

Distribuição de confetes e serpentinas para o baile.

Matinê com animação.

Concurso de Samba no Pé com premiação.

19h às 21h – DOIS NUM SAMBA

·  DIA 04/03 – SEGUNDA

17h às 19h - RECEPÇÃO DO BAILE COM PERSONAGEM CARNAVALESCO

Oficina de máscaras.

Distribuição de confetes e serpentinas para o baile.

Matinê com animação.

Concurso de Fantasia com premiação.

19h às 21h – DOIS NUM SAMBA

·  DIA 05/03 – TERÇA

15h45 às 17h - BLOCO: “VAI DÁ M”

17h às 19h - RECEPÇÃO DO BAILE COM PERSONAGEM CARNAVALESCO

Camarim da Folia com cabelo maluco e maquiagens.

Distribuição de confetes e serpentinas para o baile.

Matinê com animação - Concurso de Rei e Rainha do Estação 2019 com coroação e faixa e premiação.

Encerramento.

19h às 21h – DOIS NUM SAMBA

Maiores informações no site www.visitepetropolis.com.br e no evento: https://www.facebook.com/events/550570752110700/


Itaipavasaiba mais

Copa Internacional de Mountain Bike (CIMB)

9 mar - 10 mar

Copa Internacional de Mountain Bike (CIMB)

Competição será realizada nos dias 9 e 10 março no Vale do Cuiabá

De maneira inédita, Petrópolis vai sediar uma etapa da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMB). A cidade foi escolhida para abrir a temporada da competição, nos dias 9 e 10 março, em uma pista no Vale do Cuiabá, assinada pelo campeão mundial da modalidade, o petropolitano Henrique Avancini. A ideia dos organizadores é aproveitar o bom momento e a força do nome do atleta brasileiro para impulsionar fãs e apoiadores. O evento conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da Turispetro.

“É um evento mundial que incentiva o esporte e ainda movimenta nossa economia, com a presença de atletas de todo o mundo. Temos procurado sempre firmar parcerias para trazer para Petrópolis eventos que aqueçam o turismo da cidade, ocupem quartos de hotéis e pousadas e movimentem o comércio”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

A CIMB é a principal competição da modalidade no país e conta pontos para o ranking estadual, nacional e mundial do Mountain Bike. A ideia de trazer para o município também é uma maneira de incentivar novas gerações a se interessarem pela modalidade, que ganhou destaque graças ao petropolitano Henrique Avancini, atleta que se tornou campeão mundial.

“O mountain bike é uma modalidade que está crescendo em todo o país e a nossa cidade conta com um campeão mundial, que vai nos ajudar fomentando a modalidade em Petrópolis. Também é uma forma de atrair os praticantes de todo o país para o município, estimulando a vinda de mais turistas, além de fomentar o esporte como um todo”, explica Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer.

A ideia de inserir Petrópolis no roteiro da CIMB está sendo uma "grande sacada", como explica Rogério Bernardes, organizador da prova. Segundo ele, para o sucesso do evento é importante o conhecimento técnico com o maravilhoso momento que o Avancini está vivendo mundialmente.

"É importante frisar que a pista terá assinatura dele e queremos dar a oportunidade dos amantes da bike visitarem sua cidade. Acreditamos em uma parceria a longo prazo, que vai trazer para Petrópolis turistas do mundo todo. Petrópolis é uma cidade linda, que conta com um fator logístico bastante favorável: são 60km entre a cidade e o aeroporto do Galeão", disse Rogério.

Prefeitura planeja ações para estimular a prática em Petrópolis

O fomento ao esporte como ferramenta para atrair mais turistas. Com esse objetivo, a prefeitura está planejando um conjunto de ações para estimular a prática do Mountain Bike em Petrópolis. O governo municipal fez uma parceria com Avancini, que recomendou quatro pistas na cidade - que estão sendo chamadas de “polos”, onde serão feitas ciclorrotas: em Secretário, Vale do Cuiabá, Vale das Videiras e Vale Florido.

O objetivo principal é preparar os locais para que os praticantes percorram as trilhas de maneira autônoma, sem a utilização de serviços de guia ou de GPS. Para isso, os locais vão receber sinalização específica para fortalecer o esporte e ainda atrair visitantes.

Além disso, no ano passado, a prefeitura criou a primeira prova da modalidade permanente no calendário esportivo: a Copa Imperial de MTB. Mais de 400 atletas participaram do evento, que foi realizado em Secretário. "A Copa Imperial foi um grande sucesso no ano passado e seguimos pensando em outras maneiras de aumentar o número de adeptos da modalidade na cidade”, completa Hingo Hammes.


Maiores informações, acesse: https://cimtb.com.br/


Vale do Cuiabásaiba mais

Semana da Língua Alemã vai contar com apresentações musicais resgatando a cultura dos nossos colonos

5 abr - 14 abr

Semana da Língua Alemã vai contar com apresentações musicais resgatando a cultura dos nossos colonos


Durante a Reforma Protestante, no século XVI, a música ganhou destaque na cultura alemã e passou a ser usada como ferramenta de instrução e edificação da igreja. E é por isso que atrações musicais não poderiam faltar na programação da Semana da Língua Alemã, que acontece entre os dias 05 e 14 de abril. Já estão confirmados um concerto do Coral dos Canarinhos só com obras em alemão, na Igreja do Sagrado, e um concerto barroco alemão de órgão na Igreja Luterana. A Semana, que está em sua 4ª edição no país, será realizada pela primeira vez em Petrópolis.

O evento vai contar ainda com palestras, apresentação de grupos folclóricos, exposição de trajes típicos, contação de histórias, entre outras atividades, todas gratuitas. “É uma felicidade para nós termos um evento como esse em Petrópolis, valorizando a língua alemã, a língua dos nossos colonos, daqueles que ajudaram a construir a cidade. A cultura deles faz parte da nossa história, está presente até hoje no nosso município e precisa ser mantida e preservada”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O concerto dos Canarinhos acontece no dia 12 de abril, às 20h. E o de órgão será realizado no dia seguinte, 13, às 19h. Os dois terão entrada gratuita e a expectativa é de encher as igrejas. “A música está muito ligada à cultura alemã. A Reforma Protestante levou a música para dentro das igrejas. Podemos dizer que isso, na época, foi até um ‘escândalo’. É muito importante termos essas apresentações durante a Semana da Língua Alemã”, explica o diretor de eventos da AGFAP, Marcos Carneiro.

Em todo país, a Semana vai contar com 550 eventos, partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países. A realização é das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil. Em Petrópolis, o evento será aberto no Palácio de Cristal, mas a será lançado oficialmente no dia 16 de março, aniversário do município, com um jantar de comida típica alemã no Clube Magnólia (informações sobre reservas podem ser obtidas através do telefone: 24-22423965).

“O evento deverá atrair muitas pessoas de fora do município. Além de mantermos essa cultura alemã viva, ainda movimentamos o turismo através de ações como essa”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

O evento em Petrópolis, que é apoiado pela prefeitura, através da Turispetro, é organizado pela Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (FECAB), o Clube 29 de junho, o Instituto Bingen, e a Associação dos Grupos Folclóricos de Petrópolis (AGFAP).

Fonte: Agenda Petrópolis


Cidade Imperialsaiba mais

Festa de Portugal

10 mai - 13 mai

Festa de Portugal

Em breve, mais informações!

- Data sujeita a alteração.


saiba mais

Equine Lameness and Orthopaedic Surgery A to Z

16 mai - 19 mai

Equine Lameness and Orthopaedic Surgery A to Z

O Ciclo de palestras proporcionará a veterinários e estudantes a oportunidade única de se atualizar, aprender e trocar experiências com os melhores veterinários especialistas do mundo em Diagnósticos de Claudicação e Cirurgia Ortopédica Equina, usando a mais moderna tecnologia que a Horse Cente oferece.

Dois dias de palestras seguido por dois dias de EVE - Extreme Veterinary Experience, que possibilitará aos grupos diagnosticar 8 casos de acordo com as técnicas abordadas nas palestras, acompanhados pelos melhores profissionais do mundo.

E ainda um dia de curso teórico e prático de fisioterapia e terapias de reabilitação.

Maiores informações: https://www.clinicahorsecenter.com/congresso


Clinica Horse Centersaiba mais

Bauernfest 2019

14 jun - 30 jun

Bauernfest 2019

Em breve, mais informações!

- Data sujeita a alteração. 

Cidade Imperialsaiba mais

Festival de Inverno Dellart

1 jul - 31 jul

Festival de Inverno Dellart

Em breve, mais informações!
- Data sujeita a alteração.

Cidade Imperialsaiba mais

Festival de Inverno Sesc

1 jul - 31 jul

Festival de Inverno Sesc

Em breve, mais informações!

- Data sujeita a alteração.


saiba mais

10º Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes

1 jul - 31 jul

10º Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes

Em breve, mais informações!

- Data sujeita a alteração.


saiba mais

Serra Wine Week

4 jul - 14 jul

Serra Wine Week

Em breve, mais informações!

- Data sujeita a alteração.


saiba mais

Bunka-Sai

30 jul - 4 ago

Bunka-Sai

  • terça, 30/07/2019 a domingo, 04/08/2019

Em breve, mais informações!


Cidade Imperialsaiba mais

Serra Serata

18 set - 22 set

Serra Serata


Em breve, mais informações!

- Data sujeita a alteração.

Cidade Imperialsaiba mais

XIX Petrópolis Gourmet

6 nov - 17 nov

XIX Petrópolis Gourmet

VALPARAÍSO GOURMET PROMOVE A

2ª EDIÇÃO DO FESTIVAL SABORES DE VERÃO

Valparaíso Gourmet é um charmoso polo gastronômico de Petrópolis, próximo ao Centro Histórico, que oferece culinária diversificada e ambientes aconchegantes em seus restaurantes, pizzaria, hamburgueria, empório, deli e confeitaria. A cada estação realiza um festival gastronômico que encanta os moradores e turistas e nesta segunda edição do Festival Sabores de Verão há novidades e prêmios.

Será realizado de 15 de fevereiro a 30 de março e promete ser uma experiência gastronômica inesquecível no Armazém 646 (Camarão a Provençal), Hamburgueria Dom Gourmet (Classic –Blend da casa com seleção de carnes frescas, blend de queijo, maionese caseira à base de alho, alface, tomate e um pão de batata super macio), Japa Temaki (Combine Japa com Verão! Combinado de 25 peças + sobremesa refrescante: sorvete de creme com calda de gengibre), Kinpai Sushi (Shake Tokio – Salmão com molho de mel, salada especial e batatas crocantes), Pizza Doc (Romagna - Pizza com molho de tomate, muçarela, maçã, geleia de damasco, castanha de caju e presunto Parma), Trattoria S`aCarola (Petiscos Tutti Buona Gente – Ghocci Frito Paradiso recheado com gorgonzola, Canelone Frito Mamma Roma com queijo e presunto, Bolinho de Feijoada Terra Nostra, Pasteizinhos Bella Nápoli),  Willemsen Confeitaria (Cheesecake de chocolate com brownie e geleia de morango), Xodó Contemporâneo (Pão ciabata ou italiano com muçarela de búfala, presunto de Parma, tomate e alface), Zelo Bistrô (Truta Tropicana - salada de folhas, manga, tartar de banana e iscas empanadas de truta, com molho de iogurte e hortelã).

Os pratos, lanches e doces serão harmonizados com diferentes estilos das destacadas cervejas artesanais de Petrópolis como a Brewpoint, Cerveza Guapa, Doutor Duranz, Madame Machado, Odin e Vila de Secretário. Vale à pena conferir.

Além das harmonizações, o Valparaíso Gourmet em parceria com a Associação de Micro-cervejarias Artesanais de Petrópolis trazem novidades na 2ª edição do Festival. O cliente vai receber um cartão fidelidade do Festival ao saborear um prato e uma cerveja artesanal nos restaurantes participantes, e quando completar 04 (quatro) carimbos vai ganhar um copo especial do Festival e ainda concorrer a prêmios das cervejas artesanais no sorteio no dia 30 de março.

A gestora do polo, Evany da Noel Turismo e Eventos diz que "a união dos empresários em rede de cooperação visa promover e fortalecer a imagem do Valparaíso Gourmet como polo gastronômico e de serviços junto aos moradores de Petrópolis e aos turistas, agregando valor a Petrópolis com a realização de festivais das estações e integrando-se ao calendário de eventos da cidade."

O Chef Marcelo Pieri da Trattoria S`a Carola declara que "estar nesse festival é importante para reforçarmos nossas marcas, pois dá visibilidade para nossos restaurantes dentro da cidade e fora dela". Outro fator que acha importante "é que os restaurantes participantes não se consideram concorrentes, pois estamos criando no Valparaíso Gourmet, o hábito da parceria e Sabores de Verão é um exercício e tanto".

Acompanhe nas mídias sociais, informações detalhadas sobre os pratos e harmonização com as cervejas artesanais e saiba as datas em que serão realizadas degustações. Instagram @valparaisogourmetpetropolis e Facebook: valparaisogourmetpetropolis.

 

PRATOS E HARMONIZAÇÃO COM CERVEJAS ARTESANAIS

 

ARMAZÉM 646

Camarão a Provençal.

 

Harmonização sugerida

Odin – Pilsen – Puro malte, extra clara. Odin não toma água. Quando ele tem sede, ele bebe Pilsen. Refrescante e saborosa, esta é a cerveja para se tomar todos os dias. Possui amargor leve e sabor presente do malte. 5% teor alcóolico e 22 IBU.

 

HAMBURGUERIA DOM GOURMET

Classic – nosso clássico burguer. Blend da casa com seleção de carnes frescas, blend de queijo, maionese caseira à base de alho, alface, tomate e um pão de batata super macio.

Harmonização sugerida

Brewpoint – Ipa – Os amantes da cerveja com aroma cítrico vão se deliciar com essa, que é levemente turva e incrementada com lúpulos americanos, corpo médio baixo. 5,2% teor alcóolico e 45 IBU.

A Odin tem parceria com a Dom Gourmet e produziu especialmente três estilos de Cerveja: Ipa, Pilsen e Vienna.

Odin – Pilsen – Puro malte, extra clara. Odin não toma água. Quando ele tem sede, ele bebe Pilsen. Refrescante e saborosa, esta é a cerveja para se tomar todos os dias. Possui amargor leve e sabor presente do malte. 5% teor alcóolico e 22 IBU.

JAPA TEMAKI

Combine Japa com Verão! Combinado de 25 peças + sobremesa refrescante por R$59,90 - 4 Salmão Ice Picante, 2 Pirulito de Salmão Trufado, 4 Salmão Black, 2 Sushi de Camarão Invertido, 5 Batera de Salmão Crispy, 2 Gunkan de Salmão, 6 Hot Couve.

Sobremesa: sorvete de creme com calda de gengibre

Harmonização sugerida

Brewpoint – Weiss – Cerveja de trigo, sabor que envolve os palatos com aromas de cravo e banana. Bronze Peru 2018. 4,8% teor alcóolico e 10 IBU.

Doutor Duranz – Preciosa (Belgian Blond Ale) - Uma cerveja de coloração dourada, encorpada e refrescante com aroma que remete ao dulçor proveniente dos grãos de malte. 6% teor alcoólico e amargor baixo.

KINPAI SUSHI

Shake Tokio – Salmão com molho de mel, salada especial e batatas crocantes.

Harmonização sugerida

Brewpoint – Weiss – Cerveja de trigo, sabor que envolve os palatos com aromas de cravo e banana. Bronze Peru 2018. 4,8% teor alcóolico e 10 IBU.

Doutor Duranz – Obra-prima (IPA) - Uma cerveja de coloração acobreada, encorpada e com leve dulçor com notas de caramelo provenientes dos grãos de malte. Recebe um duplo dry hopping que resulta em uma explosão de aromas com notas cítricas. 6% teor alcoólico e amargor moderado.

PIZZA DOC

Romagna - Pizza com molho de tomate, muçarela, maçã, geleia de damasco, castanha de caju e presunto Parma.

Harmonização sugerida

Odin - Vienna Lager – Puro malte, extra escura. Esta é a bebida predileta de Odin para os banquetes de longa duração. Apresenta amargor leve e intenso sabor adocicado de malte. 5,5% teor alcóolico e 22 IBU.

Brewpoint – Bezerra da Silva – Puro malte e clara, refrescante e super saborosa. 4,5% teor alcóolico e 15 IBU.

Doutor Duranz – Obra-prima (IPA) - Uma cerveja de coloração acobreada, encorpada e com leve dulçor com notas de caramelo provenientes dos grãos de malte. Recebe um duplo dry hopping que resulta em uma explosão de aromas com notas cítricas. 6% teor alcoólico e amargor moderado.

TRATTORIA S´A CAROLA

Petiscos Tutti Buona Gente

Ghocci Frito Paradiso recheado com gorgonzola, Canelone Frito Mamma Roma com queijo e presunto, Bolinho de Feijoada Terra Nostra, Pasteizinhos Bella Nápoli.

 

Harmonização sugerida

 

Brewpoint – Lager – Cerveja clara, puro malte, leve e refrescante. Prata na South Beer Cup, a mais importante competição de cervejas artesanais na América do Sul. 4,5% teor alcóolico e 15 IBU.

Madame Machado – Bruxelas – Belgian Tripel – Possui aroma e sabor complexo. Pouco adocicada com um suave amargor, consegue a mistura perfeita para uma sensação fantástica. 9% teor alcóolico e 40 IBU.

 

WILLEMSEN CONFEITARIA

Cheesecake de chocolate com brownie e geleia de morango.

Harmonização sugerida

 

Madame Machado – Londres – Robust Porter – Estilo típico inglês, escura com uma espuma super cremosa de cor bronze. O aroma pouco toffe, pouco defumado e torrado traz a combinação de maltes e lúpulos ingleses, causando sensação maravilhosa. 6% teor alcóolico e 45 IBU.

Vila de Secretário - Luna, Oatmeal Stout - Cerveja preta, límpida, com espuma marrom, bem formada e persistente. Apresenta sabores complexos trazidos por maltes torrados, caramelos e aveia, com leve amargor da torra. Não apresenta características marcantes de lúpulos no aroma, onde o que predomina é o café, chocolate meio amargo e amêndoas. 5,3%  teor alcóolico e 35 IBU.

XODÓ CONTEMPORÂNEO

Pão ciabata ou italiano com muçarela de búfala, presunto de Parma, tomate e alface.

 

Harmonização sugerida

 

Brewpoint – Lager – Cerveja clara, puro malte, leve e refrescante. Prata na South Beer Cup, a mais importante competição de cervejas artesanais na América do Sul. 4,5% teor alcóolico e 15 IBU.

 

 

ZELO BISTRÔ

Truta Tropicana - salada de folhas, manga, tartar de banana e iscas empanadas de truta, com molho de iogurte e hortelã.

Harmoniza com: Cerveza Guapa Hermosa (tipo Weiss) - as notas de banana encontradas na cerveja estão presentes na salada em forma de tartar. Além disso, as iscas empanadas e fritas e o molho levemente ácido harmonizam perfeitamente com esta cerveja de trigo.

Harmonização sugerida

Cerveza Guapa – Weissbier – ótima cerveja de trigo, coloração amarelo palha e turva, com espuma branca e abundante, com cotas de banana e cravo. 5,5% teor alcóolico e 15 IBU.

saiba mais

Natal Imperial 2019

15 nov - 19 jan

Natal Imperial 2019

Em breve, mais informações!
- Data sujeita a alteração.

Cidade Imperialsaiba mais

siga-nos em nossas mídias sociais